Consórcio de Moto - Saiba como fazer consórcio de moto.
BUSCA

CONSÓRCIO DE MOTOS

SITES ÚTEIS

Consórcio de Moto

Provavelmente, você já ouviu falar em consórcio, não é? Pois esta é uma das principais modalidades de financiamento que muitas pessoas utilizam para comprar um bem, seja ele um imóvel ou um veículo, como carros e motos. No Brasil, os consórcios de imóveis, carros e motos são os mais procurados, já que ter a casa própria ou um veículo é o sonho para muitos brasileiros. E como às vezes é complicado e até impossível comprar uma casa, apartamento, carro ou moto à vista, é preciso recorrer aos consórcios.

Mas, o que significa exatamente um consórcio? Bom, sobre consórcio podemos dizer que essa modalidade é formada por um grupo de pessoas físicas e/ou jurídicas que tem um interesse em comum: ou seja, adquirir um bem. Esse grupo de pessoas adquire um plano de consórcio, ou seja, uma carta de crédito no valor do bem desejado. Depois todos os membros do grupo, chamados de consorciados, fazem uma contribuição mensal a fim de formar uma poupança. Com o início do pagamento desse valor mensal já estipulado, o consorciado já pode concorrer ao bem.

Como o consorciado pode ser contemplado com o bem desejado? Há duas formas de ser contemplado nas assembleias: através do sorteio ou de lance livre, que acontece quando o consorciado, além do valor da carta de crédito, oferece mais dinheiro pelo bem. No entanto, se outra pessoa do grupo oferecer um lance maior, o consorciado que ofereceu o primeiro lance terá de tentar arrematar o bem novamente no outro mês. É importante ressaltar que você somente consegue se apropriar do bem quando for contemplado ou quando oferecer um lance livre.

Bancos e concessionárias de veículos oferecem consórcio a quem deseja, por exemplo, comprar uma moto. Vale lembrar que antes de fechar qualquer negócio, o interessado pode fazer uma simulação de financiamento. Desta forma, você terá condições de escolher o melhor consórcio para aquisição do bem. Afinal, é preciso ter certeza de que você terá condições de pagar as mensalidades, mesmo porque você tem outras despesas ao longo do mês e ninguém quer ficar com dívidas, não é?

Ficou interessado em saber um pouco mais sobre consórcio, então confira mais informações acessando este vídeo:

Consórcio de motos, como funciona

Comprar moto, atualmente no Brasil, virou quase que uma obsessão para quem quer fugir dos longos engarrafamentos das grandes cidades, já que este veículo é mais rápido e consegue furar com facilidade o bloqueio de carros que ficam parados no trânsito, seja por causa de um acidente, alagamento ou excesso de veículos, ou por qualquer outro motivo.

Muitos brasileiros desejam comprar moto à vista, mas nem sempre conseguem obter o dinheiro suficiente para fazer a compra, por isso optam pelo consórcio de moto. Marcas como Yamaha, Honda, Suzuki, Dafra e Kasinski oferecem seus próprios planos de consórcio para os clientes. Por isso, com certeza você vai encontrar a moto que deseja pelo plano que seja mais compatível com a sua realidade e orçamento.

Mas, como funciona o consórcio? Os consórcios de moto são formados por um grupo de pessoas, cujos participantes são chamados de consorciados ou cotistas. O prazo de duração do contrato é fixado pelo grupo junto à administradora. Mensalmente, eles pagam uma parcela pré-determinada, cujo valor se destina à formação de uma poupança. É com esse dinheiro que será feita a compra do bem, no caso, a compra de uma moto.

O valor das prestações mensais incluem o fundo comum (valor do crédito da compra de sua moto dividido em parcelas de acordo com o prazo do contrato) e a taxa de administração. Dependendo das condições do contrato, a estes valores podem ser somados o fundo de reserva (se existente) e o seguro.

Vale lembrar que é possível pagar as mensalidades de forma antecipada, e assim, liquidar o saldo total do crédito antes do prazo. É importante ressaltar ainda que manter as parcelas em dia deve ser uma preocupação dos consorciados, já que atrasos ou falta de pagamento impedem que o consorciado, por exemplo, use a carta de crédito em caso de contemplação. Outras penalidades também podem ocorrer como multa e até expulsão do consorciado do grupo.

Mensalmente são realizadas assembleias ao longo da vigência do contrato. Durante essa reunião, consorciados são sorteados, assim, quem for contemplado tem direito a receber adiantado o crédito para a compra de sua moto à vista. Ou seja, o crédito é retirado do valor total arrecado pelo grupo. Todos os participantes do grupo que estiverem em dia com suas mensalidades podem participar do sorteio.

Outra forma de ser contemplado, além do sorteio, é a oferta de lance livre, ou seja, quem der o maior lance é contemplado. Não há qualquer valor definido para ofertar. Assim sendo, o consorciado oferece um valor para retirar o crédito antes do final do contrato. Esse valor depois é abatido nas parcelas a vencer.

Uma administradora é a responsável pelo gerenciamento do grupo e pelas contemplações. Ela precisa cumprir regras, sendo, portanto, fiscalizada pelo Banco Central.

Como aderir ao consórcio

Quem deseja adquirir ao consórcio de motos encontra duas opções: entrar em um grupo em formação, ou contratando uma cota de um grupo já formado. Qual a diferença entre eles?

Os grupos em formação, como o próprio nome revela, ainda não estão formados, ou seja, ainda há vagas e, portanto, ainda não estão ativos, em funcionamento. Já o grupo formado estará operando quando novos integrantes se juntarem a eles.